sábado, 8 de outubro de 2016

Harmattan: a névoa do Saara

Harmattan significa "tirar seu fôlego/ar" ("tears your breath apart") em Twi, um dialeto da África Ociental.
O harmatão é um tipo de nevoeiro, porém seco e de poeira, proveniente do Saara, que atinge os países da África Ocidental, como a Nigéria (vide imagem em Mais informações), entre os meses de dezembro e março, devido a mudanças de pressão no ar. Com a chegada do harmatão, a temperatura sofre alterações, podendo oscilar de 30º a 3º em um mesmo dia, como a do deserto.

A névoa do harmatão, principalmente quando muito densa, pode causar complicações às regiões atingidas, como prejudicar a formação de chuvas (o que afeta cultivos) e provocar a ocorrência de tempestades de areia e tornados. Ainda, por conta dessas más condições do tempo, voos são geralmente cancelados e vias são interditadas.

O harmatão também pode gerar problemas de saúde, ocasionados pela umidade reduzida e pela alta concentração de partículas de poeira no ar. Alguns deles são agravamento da asma e outras doenças respiratórias (resfriado, gripe, alergias), sangramento do nariz, ressecamento da pele, boca e dos olhos, e até meningite.

Na história de Kambili, em Hibisco Roxo, o harmattan é de vez em quando mencionado pela sua influência no tempo, como marca da estação da seca. Veja um trecho: "Os ventos empoeirados do harmattan chegaram junto com o mês de dezembro. Eles trouxeram o cheiro do deserto do Saara e do Natal, e arrancaram as folhas finas e ovais das plumérias e as folhas em forma de alfinete das casuarinas, cobrindo tudo de marrom". (pos.701).














Fontes:
http://www.heatisonline.org/contentserver/objecthandlers/index.cfm?id=7702&method=full
https://en.wikipedia.org/wiki/Harmattan
http://guardian.ng/features/focus/coping-with-health-hazards-of-harmattan-haze/

Nenhum comentário:

Postar um comentário